Produzimos eventos personalizados: coquetéis - brunch - coffee break - jantares e almoços - aulas - consultoria. Fazemos eventos corporativos e particulares. Fale o que deseja e nós atenderemos você com máxima discrição e eficiência.
E-mail: elainegastronomia@hotmail.com

sábado, 19 de fevereiro de 2011

BOLO SALGADO DE SARDINHA


Ontem deu vontade de resgatar um prato que minha mãe fazia para lancharmos na sexta ou no sábado à noite: bolo salgado de sardinha.
Só que resolvi mexer na sua composição, troquei o óleo pelo azeite e coloquei o queijo parmeggiano. O resultado ficou muuuuuuuito bom! Para acompanhar, uma cerveja estupidamente gelada de trigo da St. Gallen. Aproveite que dá para faze hoje e é muito prática!

Junte no liquidificador 4 xícaras de leite, 6 ovos, 1 xícara de azeite de boa qualidade. Lembre-se: coloque sempre o líquido primeiro; depois vêm os ingredientes secos.
Coloque 1 xícara de queijo parmesão comum e outra xícara de parmeggiano, 4 xícaras de farinha de trigo, 2 colheres de sopa rasas de fermento, 1 dente de alho bem pequeno, sal e pimenta moída na hora.
Bata e reserve.

Amasse o conteúdo de 3 latas de sardinha, misture um pouco de pimenta calabresa e orégano e reserve.
Corte em rodelas dois tomates, uma cebola grande e metade de um pimentão.
Agora, em um refratário untado com azeite, coloque metade da massa, a sardinha e boa parte da cebola, do tomate e do pimentão. Deixe algumas para decorar. Coloque a outra metade da massa e decore (pode colocar orégano, enfim, o que você quiser).
Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 30 a 40 minutos. Espete com um palito e se, este estiver limpo, estará pronto.
Você pode substituir a sardinha por salsicha (Ah, minha infância!), presunto, bacon, queijo gruyère, enfim, invente!

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário